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1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 2Código: 6074278

Primeiro Semestre - Direito - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Transformações políticas, econômicas e culturais promovidas pela Revolução Francesa no final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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“A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a ela deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi em grande parte a luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical- democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido às ideias europeias inicialmente através da influência francesa. Essa foi a obra da Revolução Francesa.” HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções (1789-1848). Trad. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981, pp. 71-72. a) Na análise do autor, quais são as diferenças, em termos de importância, entre a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa? b) Explique por que a França “deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo”. c) O autor afirma que a Revolução Francesa contribuiu para a difusão da ideologia do mundo moderno e que influenciou antigas civilizações. Com relação à América, aponte dois movimentos políticos influenciados pelo Processo Revolucionário que culminou com a Revolução Francesa de 1789.


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2(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 3Código: 6074279

Primeiro Semestre - Direito - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Decisões políticas e econômicas de Vargas no contexto da Segunda Guerra Mundial .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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O texto abaixo é o relato do então presidente Getúlio Vargas a respeito da reunião ministerial de 27 de janeiro de 1941, quando o governo brasileiro rompeu suas relações diplomáticas com os países do Eixo. Leia-o com atenção e depois responda às questões propostas. “Hoje deve realizar-se a reunião do Ministério para decidir sobre a ruptura das relações com os países do Eixo. Sabendo que o ministro da Guerra pretendia exonerar-se, promovi (..) uma reunião (..) do general Góis e do ministro da Guerra (...). As 15 e meia, instalou-se a reunião do Ministério. Fiz uma exposição da situação criada pelos acontecimentos, do instante apelo que o governo americano fazia ao Brasil, das conveniências em atendê-lo, das desvantagens de qualquer procrastinação e das consequências que poderia ter uma atitude negativa. Dei a palavra depois a cada um dos ministros, que justificaram seus votos pelo rompimento. Quando chegou a vez do ministro da Guerra, este justificou sua atitude, alegando nossa falta de preparação militar para a guerra, a culpa dos americanos não nos atendendo, o receio de que tal atitude não se modificasse, a conveniência de um adiamento, mas terminando pela sua solidariedade para comigo. (..) Ao encerrar essas linhas, devo confessar que me invade uma certa tristeza. Grande parte desses elementos que aplaudem essa atitude, alguns poucos que até me caluniam, são adversários do regime que fundei, e chego a duvidar que possa consolidá-lo para passar tranquilamente o governo ao meu substituto.” VARGAS, Getúlio. Diário, volume Il (1937-1942). Rio de Janeiro: Siciliano/FGV Editora, 1995, p. 457 a) Quais foram as características da política externa brasileira de 1939 a 1942? b) Aponte três características do regime brasileiro nesse período. e) Ao final do texto, Vargas revela uma certa tristeza porque adversários do Regime por ele fundado estariam de acordo com o rompimento com o Eixo. Há relações entre a participação do Brasil na Segunda Guerra e o fim desse regime? Justifique.


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3(FGV - SP - 2013)Número Original: 1Código: 6341324

Primeira Semestre - Primeira Fase - Direito

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características políticas, econômicas e culturais da América Latina no século XX Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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O fotógrafo chileno Marcelo Montecino produziu a foto abaixo em 13 de setembro de 1973. A imagem registra uma movimentação diante da sede da Presidência da República do Chile, em Santiago, a capital do país. a) A partir da escolha de um elemento apresentado pela foto, explique que situação foi retratada. b) A fotografia representa o final de um período da história do Chile, iniciado em 1970 e encerrado em setembro de 1973. Aponte duas características desse período da história chilena. c) Aponte duas características do período da história chilena que teve início após os eventos representados na fotografia e que viria a se encerrar em 1990.


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4(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 1Código: 6074277

Primeiro Semestre - Direito - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do Absolutismo nas sociedades europeias da Idade Moderna .f Europa.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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“Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal alargado e reforçado, destinado a fixar as massas camponesas na sua posição social tradicional (...) Por outras palavras, o Estado absolutista nunca foi um árbitro entre a aristocracia e a burguesia, ainda menos um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova carapaça política de uma nobreza atemorizada (.): ANDERSON, Perry, Linhagens do Estado Absolutista. Trad. Porto: Afrontamento, 1984, pp. 16-17. a) Na perspectiva de Anderson, o Estado absolutista significou um rompimento drástico com relação à fragmentação política característica do período feudal? Justifique. b) Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique. c) Além dos elementos apontados no texto, ofereça mais duas características constitutivas dos chamados Estados absolutistas.


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5(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 58Código: 6077765

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b História do populismo no Brasil como manifestação política e seus períodos icônicos .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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Classicamente, existem três grandes formas de abordagens analíticas do populismo. Ele pode ser estudado como um fenô- meno de origem social, como uma forma de governo ou como uma ideologia específica. Em qualquer de suas formas, o popu- lismo necessita de alguns elementos básicos para se concretizar. independente das particularidades das ocorrências, ele surge quando há uma massificação de amplas camadas da sociedade que desvincula os indivíduos de seus quadros sociais de origem e os reúne na massa, relacionados entre si por uma sociabilidade periférica e mecânica; quando há uma perda da representatividade e da exemplaridade da classe dirigente; quando há a presença de um líder dotado de carisma de massas. (Emerson Urizzi Cervi, As sete vidas do populismo In Revista de Sociologia e Politica, n° 17, Curitiba, nov.2001) Na História do Brasil, o mais comum é associar o populismo ao período compreendido entre (A) 1889 — ano da proclamação da República e da posse de um militar na presidência — e 1894 — data da eleição do primeiro presidente civil do país. (B) 1894 — quando o paulista Prudente de Morais assume a presidência — e 1926 — ano do encerramento do mandato de presidente do mineiro Artur Bernardes. (© 1930 — ano de uma ruptura institucional: a chamada Revolução de 30-e 1964-- por causa do golpe de Estado que derrubou o presidente João Goulart (D) 1968 — ano da imposição do Ato Institucional n.º 5 — e 1978 — quando este mesmo instrumento autoritário dei- xou de vigorar. (E) 1985 — com o fim do ciclo autoritário nascido em 1964 —e 1989 —ano da eleição do presidente Fernando Collor de Mello pelo voto direto.


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